Construído emergencialmente para facilitar o transporte de suprimentos a Porto Alegre, após a histórica cheia do Guaíba tomar as ruas do Centro Histórico, o corredor de acesso à Capital que liga a Av. Castelo Branco ao Túnel da Conceição está aberto apenas para veículos autorizados durante o dia.
Uma alternativa para a RS-118 e a RS-040, que acumulam queixas de engarrafamento devido ao trânsito congestionado nas últimas semanas, o trecho foi feito para agilizar o transporte de cargas essenciais, como suprimentos para abrigos, hospitais, mercados e farmácias.
Desde sua liberação, em 10 de maio, contudo, também passaram a ser permitidos no corredor viaturas, carros do governo ou de prefeituras, linhas ônibus e veículos de profissionais da saúde. E, a partir desta sexta-feira (17), foi anunciado que veículos de passeio poderão usar a via durante a madrugada.
Mesmo pessoas que se encaixam em alguma dessas categorias, no entanto, precisam verificar os pré-requisitos para passar pelo trecho. Confira a seguir.
Quem pode passar pelo corredor de acesso?
Os veículos autorizados devem carregar um adesivo no para-brisa dianteiro, disponibilizado pela prefeitura de Porto Alegre, que sinaliza a liberação da passagem. Até o momento, o corredor de acesso permite os seguintes casos:
- Profissionais da área médica em atividades essenciais
- Ônibus intermunicipais e metropolitanos (identificados com adesivo)
- Caminhões com suprimentos para hospitais, abrigos, farmácias e mercados
- Viaturas em serviço e identificadas como Prefeitura de Porto Alegre, Governo do RS, Governo Federal ou Forças Armadas
- Ambulâncias
- Viaturas de segurança
- Veículos de passeio (das 22h às 5h)
- Táxis e vans escolares (das 5h às 22h)
Como funciona o trajeto
No sentido Litoral-Capital, o motorista vem da Freeway, desce o viaduto, acessa o trecho de pedras do corredor e, depois, entra na Sarmento Leite, na Osvaldo Aranha ou na João Pessoa. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está monitorando o acesso no km 94 da BR-290.
No sentido Capital-Litoral, o motorista segue pela Osvaldo Aranha, acessando a Sarmento Leite na contramão, vai pelo Túnel da Conceição pela contramão e, depois, passa pelo trecho de pedras do corredor de acesso até chegar à Avenida Castelo Branco. A EPTC está no encontro da Avenida Paulo Gama com a Osvaldo Aranha, para monitorar a via e orientar os motoristas.