Uma colisão frontal entre um caminhão e uma van resultou na morte de quatro pessoas no início da tarde desta sexta-feira (29) na BR-158, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Em um primeiro momento, o Corpo de Bombeiros informou que cinco pessoas haviam morrido, mas a informação foi corrigida pela corporação às 16h55min. Todas as vítimas estavam na van, que fazia uma viagem de retorno a Porto Alegre. A colisão frontal ocorreu na altura do Trevo da Faxina.
Até o momento, foram identificados três homens — um destes conduzia a van — e uma mulher entre as vítimas. Seis pessoas feridas estavam na van e duas no caminhão, que seguia de Rosário do Sul a Santana do Livramento e tem placas de Uruguaiana. O motorista do caminhão está entre os feridos. Algumas das vítimas precisaram ser removidas das ferragens. Dos feridos, seis foram encaminhados para a Santa Casa de Livramento.
A van tinha placas de Viamão e estava ocupada por 10 passageiros. Em um primeiro momento, o Corpo de Bombeiros informou que o ônibus que havia levado essas pessoas para Santana do Livramento fora apreendido pela PRF, e por isso elas utilizaram a van. Posteriormente, os Bombeiros retificaram a informação e afirmaram que não sabiam da origem dos passageiros.
A PRF trabalha com a hipótese de que o motorista do caminhão semirreboque manobrava na rodovia, quando freou e invadiu a pista contrária. Nesse movimento, atingiu a van.
A rodovia está totalmente bloqueada e foi liberada às 19h. Há lentidão nos dois sentidos da via.