A pista da BR-116 tem bloqueio na altura do km 219, em Dois Irmãos, no Vale do Sinos, desde o início da madrugada desta terça-feira (25). A interrupção, inicialmente total, tornou-se parcial, com o fluxo de veículos sendo liberado em uma das faixas, pela manhã. O asfalto cedeu no local, formando um buraco.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição se dá por questões de segurança. Até a publicação desta matéria, a corporação não tinha previsão liberar o trânsito na via.
Desde o início da manhã, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fizeram vistoria no local para identificar a causa do problema e trabalham para a liberação da pista. De acordo com os engenheiros da autarquia, foi identificada uma falha na estrutura do pavimento.
+ Atualização: no fim da tarde de terça, após um reparo provisório, o trânsito no trecho foi liberado.
Conforme a PRF, quando o trecho foi parcialmente liberado, por volta das 9h desta terça, os primeiros a passar foram os caminhões. A pista da direita foi liberada com velocidade reduzida e flui em pare e siga.
Alguns motoristas ficaram horas aguardando no local para poder seguir viagem.
— Infelizmente, mais um caminho obstruído — lamentou em entrevista à RBS TV no início da manhã o caminhoneiro Anselmo Zuria, que partiu de Canoas em direção a Nova Petrópolis.
— Achamos que era um acidente, mas não era — declarou Everton Melo, outro motorista de caminhão que aguardava, antes da liberação parcial do trecho.
Desvio
Para quem trafega em veículos leves no sentido Capital, é possível desviar do trecho pelo acesso à esquerda em Morro Reuter, na rotatória que leva às ruas Pedro José Kolling e Pedro Gregórius, que seguem paralelamente à BR-116 até a zona urbana de Dois Irmãos. Quem viaja em direção à serra gaúcha, o desvio é o mesmo, porém no sentido inverso, entrando em Dois Irmãos.