Vítima de um acidente na BR-116 no início da manhã de quarta-feira (21), enquanto se dirigia ao trabalho, Marcos Evaristo dos Santos, 42 anos, era natural da cidade de Caiçara, no norte do Estado, mas havia se mudado ainda bebê com a família para Novo Hamburgo. Foi no município do Vale do Sinos que ele casou, teve filhos e construiu a trajetória profissional.
— Normalmente, as pessoas passam a ser consideradas boas depois que morrem, mas com ele não foi assim. Ele foi um bom pai e excelente marido. Onde chegava, fazia a diferença— comenta emocionada a esposa, Ana Paula Bueno dos Santos, 37.
Morador do bairro Roselância, Santos estava indo para o trabalho junto com o filho, Matheus, 20, quando o carro que conduzia, um Honda Fit, foi atingido por uma carreta na altura do km 234 da BR-116. O pai morreu na hora, e o filho sobreviveu e foi levado para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo — de onde teve alta durante a tarde.
Santos trabalhava com a fabricação de gesso, de forma autônoma, e estava indo prestar serviços em Canoas, na Região Metropolitana. O filho iria ajudá-lo.
Casada havia 23 anos, Ana Paula diz que o marido sempre foi dedicado a ajudar o próximo. Ela relata que ficou sabendo do acidente, que ocorreu às 6h40min, por vizinhos que passaram pelo local e reconheceram o carro.
— Estamos desolados, porque ninguém espera uma morte dessa forma trágica. O que nos conforta é que somos uma família bem unida, temos Deus e sabemos que ele está melhor do que a gente.
Além da esposa e do filho Matheus, ele deixa também a filha Emanuela, 11 anos.
Amigo de Santos havia pelo menos uma década, Florosvaldo Júnior conta que eles conversavam diariamente. Eles se conheceram no batizado de um afilhado e, há cerca de três anos, se tornaram vizinhos.
Florosvaldo, que é deficiente físico, diz que sempre pôde contar com o apoio de Santos. Ele comenta que o amigo era membro da Igreja Universal do Reino de Deus e que participava de muitas ações sociais. Destaca a ajuda do vizinho às pessoas atingidas pelo ciclone que atingiu o Estado na semana passada.
— Ontem à noite (terça-feira), quando estava falando com ele, estava me contando como foram as atividades na Santo Afonso, com as pessoas que foram afetadas pela chuva no fim de semana. Mesmo tendo sido impactado aqui no bairro, ele saiu de casa para ajudar as pessoas — ressalta.
O Sindiasseio Vale do Sinos, que representa os trabalhadores em empresas de prestação de serviços, publicou nota de pesar manifestando solidariedade à família e aos amigos de Santos.
O velório de Marcos Evaristo dos Santos estava marcado para a 1h desta quinta-feira (22), na Associação da Igreja Assembleia de Deus na Vila Palmares, no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo. O sepultamento está previsto para as 14h, no Cemitério Jardim da Memória, no bairro Canudos.
A outra vítima do acidente, que estava em uma moto, é Fernando de Almeida, 30 anos. O velório dele está marcado para as 2h desta quinta-feira, na Capela I do Cemitério Jardim da Memória, no bairro Canudos. O sepultamento está previsto para as 16h, no mesmo cemitério.