O acesso a Caraá, no Litoral Norte, deve passar por uma nova manutenção. A rota localizada no Arroio do Carvalho conecta o município à RS-030 em Santo Antônio da Patrulha. No local, foi feita uma passagem provisória após a ponte que existia ali ser destruída pelo ciclone extratropical. A prefeitura diz ter bloqueado a via na noite deste sábado (24) através da instalação de cones e barreiras. No dia anterior, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) autorizou a liberação do caminho. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o trecho não chega a estar interditado, mas os motoristas encontram dificuldade para acessar a cidade.
Segundo o prefeito Magdiel Silva, o material utilizado pelo Daer para a construção da passagem acabou se soltando devido ao alto tráfego de veículos e à chuva incessante.
— O Daer fez tipo uma barragem ao lado de onde tinha a ponte, uma estrutura que se chama acesso molhado. Foi feita com pedra e camada de brita. Só que seguiu chovendo e o material se soltou. O Daer deve fazer novo reparo — diz Silva.
Segundo o Daer, a manutenção será executada com auxílio de equipes da prefeitura. Inicialmente, havia a expectativa de o reparo ser feito ainda neste domingo, mas as obras devem ocorrer nesta segunda-feira (26). Se chover, os trabalhos serão adiados.
"Em razão da passagem de mais de um veículo por vez no local, que está devidamente sinalizado, a camada de base existente foi danificada. Essa situação será definitivamente solucionada na próxima semana com a execução do pavimento", afirma o departamento.
"Cabe ressaltar que a liberação do tráfego foi realizada emergencialmente, tendo em vista que a ponte atingida pelo ciclone extratropical era o único acesso ao município de Caraá. Para que a população pudesse se deslocar e receber mantimentos e itens de saúde, excepcionalmente, houve a permissão para trânsito nesta etapa da obra. Por isso, é fundamental que os motoristas trafeguem com atenção e respeitem a sinalização", completa o Daer em nota.
Desvios
Quem sai de Santo Antônio da Patrulha em direção a Caraá pode pegar dois caminhos alternativos: o acesso ao Arroio do Carvalho pela ponte Seu Darci Jacob, em direção ao pórtico do município, ou a passagem do arroio do Passo da Forquilha, em direção ao Morro da Laje.
De acordo com o prefeito de Caraá, o Daer já está fazendo estudos para a construção de uma nova ponte no Arroio do Carvalho.