Foi liberado nesta sexta-feira (14) mais um trecho de duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas. A entrega abrange os quilômetros 402 a 417, no município de Camaquã. Trata-se dos primeiros 15 quilômetros do lote 5, entre Camaquã e Cristal. Desde o início da tarde, os motoristas já podem usufruir da nova faixa.
Para a conclusão dessa parte foram utilizados R$ 56,1 milhões dos R$ 234 repassados pelo governo federal. Com o montante, o objetivo é retomar obras que estavam paradas, garantindo que as obras na rodovia sigam sendo executadas até dezembro.
Com o investimento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pretende dar andamento também em outras extensões da 116, como entre Guaíba e Tapes, nos dois lotes de competência do Exército; no lote cinco, entre Camaquã e Cristal; no lote sete, entre Cristal e São Lourenço do Sul, e na construção da ponte sobre o Rio Camaquã, entre Cristal e Camaquã.
O Dnit estima que o novo segmento irá beneficiar a população de 12 municípios da região Sul do Estado. Ainda segundo a autarquia, em média, trafegam diariamente pela rodovia 3,8 mil caminhões de carga e mais de 2,2 mil veículos de passeio.
Com a entrega mais recente, já foram duplicados 163 dos 211 quilômetros previstos entre Guaíba e Pelotas, o que representa 77% do total. A duplicação ocorre desde 2011. Inicialmente, a previsão de entrega era em 2014.