Aguardada com expectativa há décadas por motoristas e moradores da região central do Estado, a recuperação da RS-287 começou a ganhar forma nos últimos 50 dias. Equipes da concessionária Rota de Santa Maria, que administra a rodovia, executam obras de melhoria estrutural da estrada desde o final de fevereiro.
Os chamados "reparos profundos" são realizados nos trechos mais críticos da RS-287. O trabalho envolve a retirada de uma camada grossa da base da rodovia, para que, depois, o pavimento seja refeito de forma mais consistente. O efeito colateral são os congestionamentos, ocasionados principalmente pelos bloqueios nos trechos de pista simples.
Conforme a Rota de Santa Maria, as escavações em diferentes trechos da estrada identificaram diversos problemas nas camadas da estrutura do pavimento e no sistema de drenagem, que leva à saturação do material existente. Isso explica os recorrentes buracos e ondulações na pista.
— A rodovia existente possui problemas estruturais no pavimento, e estamos trabalhando nas atividades de recuperação dentro do planejamento. Essa condição leva à ocorrência dos problemas observados pelos usuários na superfície da pista — explica diretor-geral da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato.
A expectativa da empresa é de que a melhoria seja permanente pelos próximos 30 anos, período pelo qual se estende a concessão. Após a intervenção, a manutenção deverá se concentrar na camada superficial da rodovia.
Três equipes estão envolvidas diretamente na recuperação da estrada. As ações se concentram em quatro segmentos da concessão:
- Do km 34 ao km 37, em Tabaí, onde ocorre o reparo profundo e a execução de drenos de pavimento, com pare e siga 24h;
- Do km 69 ao km 71, em Venâncio Aires, onde ocorre o reparo profundo, com pare e siga 24h;
- Do km 143 ao km 146, em Candelária, onde ocorre o reparo profundo, com pare e siga 24h;
- E no km 101, em Santa Cruz do Sul, onde ocorrem reparos profundos, com desvio de tráfego.
Conforme a concessionária, as intervenções em diferentes partes da RS-287 serão realizadas de forma contínua e gradativa para minimizar o impacto aos usuários da rodovia. Os serviços de reparo dos trechos degradados serão executados até o final do quinto ano de concessão (2026).
Apesar de não ser necessariamente pré-requisito para a duplicação, a recuperação da estrada é planejada em conjunto com o alargamento da rodovia. As obras para construção da segunda pista ainda não iniciaram e dependem de emissão de licença pela Fepam. A previsão para o início das obras é até o final de junho.
O contrato prevê a duplicação de 130 quilômetros da rodovia nos primeiros nove anos de concessão, até setembro de 2030. A concessionária promete antecipar as obras.
Prefeitos comemoram reparos
Prefeitos de municípios localizados às margens da RS-287 comemoram o avanço das obras. A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, observa que o reparo da estrutura do asfalto serve como incentivo para que mais pessoas viajem à cidade a turismo e a negócios.
— Vemos com bons olhos este reparo mais profundo, desde a fundação, para que os benefícios sejam duradouros. A expectativa é grande também para que possamos o quanto antes contarmos com o trecho duplicado, em razão de boa parte da nossa produção utilizar a rodovia — avalia Helena.
Satisfeito com as obras de recuperação da rodovia, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, ressalta que um dos trechos mais problemáticos da RS-287 está localizado entre o acesso da cidade e a ponte sobre o Rio Taquari.
— O problema desse trecho é a base, a fundação de má qualidade. Foi construída na década de 1970 e não foi feita para o peso dos caminhões de hoje. Ficamos muito felizes (com os reparos), dá um transtorno muito grande com filas quilométricas, mas o resultado é aparentemente muito bom — comemora o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa.