Em sequência às obras na RS-287, as duas antigas praças de pedágio da rodovia, administrada agora pela concessionária Rota de Santa Maria, em Candelária e Venâncio Aires, passam por reformas. Com isso, a praça de Candelária terá as pistas n⁰ 2 e 3 fechadas, e a n⁰ 1 passará a operar de maneira mista, sem exclusividade para cobrança automática (TAG). Os trabalhos iniciaram nessa quinta-feira (12) e devem durar em torno de 20 dias.
A mudança momentânea na distribuição das cancelas causa preocupação aos motoristas, já que ambas as praças antigas têm apresentado instabilidade no sistema de pagamento via TAG em cancelas mistas, quando o operador precisa digitar a placa do veículo cadastrado na cobrança automática.
De acordo com a empresa, as pistas de Candelária (sentido Santa Maria) e Venâncio Aires (sentido Porto Alegre) ainda operam em um sistema antigo, que deve ser substituído totalmente até o mês de março. A previsão vai ao encontro da estimativa de finalização das reformas, que deve seguir até o dia 15 de março.
Por conta dessa instabilidade, a dica para os motoristas é de garantir uma segunda alternativa de pagamento, como dinheiro ou cartão, mesmo que o veículo possua a TAG cadastrada.