O calendário para a realização do licenciamento correspondente a 2022 terminou no último domingo (31) no Rio Grande do Sul, mas 2.693.089 veículos gaúchos ainda não estão com o processo realizado. O número representa 36,47% da frota gaúcha, formada por 7,3 milhões de veículos, segundo o Detran-RS.
Desde segunda-feira (1º), todos os veículos que transitam no Estado precisam ter o licenciamento deste ano em dia. De acordo com o Detran-RS, motoristas que não tiverem o licenciamento em dia e que sejam flagrados em trânsito, neste caso, estão sujeitos a multa e guincho.
Para ter seu veículo regularizado, além de pagar a taxa de licenciamento deste ano, de R$ 85,22, o motorista precisa estar em dia com o IPVA e não ter multas em aberto. O pagamento da taxa de licenciamento pode ser feito através de bancos e instituições financeiras autorizados pelo Detran ou Pix. O motorista precisa acessar a Central de Serviços no site do departamento.
Na atualização anterior feita pelo Detran-RS, totalizada em 1º de julho, o departamento registrava 3.009.366 veículos com o licenciamento de 2022 pendente. Esse número representava 40,8% da frota gaúcha.