O ano de 2022 começa com um aumento no número de pessoas que aguardam para realizar a prova prática de motorista no Rio Grande do Sul. Conforme dados mais recentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), cerca de 103 mil candidatos aptos a aplicar o exame ainda não foram chamados, cerca de 3 mil a mais do que o registrado em novembro.
O aumento da fila para fazer a prova tem aumentado em razão do represamento de provas práticas que ocorreu durante a pandemia, ampliado pela chegada de novos candidatos que concluíram as etapas anteriores. Desde julho, os exames teóricos podem ser feitos de forma online, o que ampliou o número de candidatos prontos para a última prova. No entanto, não está sendo possível garantir a mesma agilidade para a parte prática, que exige maior estrutura logística e pessoal.
Por essa razão, membros da autarquia avaliam possíveis medidas que possibilitem uma abertura de novas vagas para os exames. A expectativa é de que uma solução seja tomada junto ao governo do Estado nos próximos dias, normalizando a situação em meados de maio.
O Detran preferiu não comentar quais as principais possibilidades para ampliar a oferta de exames ainda no primeiro semestre. Em 2020, o departamento tentou buscar alternativas, como a realização de provas aos finais de semana. No entanto, não conseguiu o aval do Executivo.
Retorno do prazo de 12 meses
A medida que permite o retorno do prazo de 12 meses para realizar o exame, válida desde o dia 1º, não deve afetar a fila de espera para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque a regra passa a valer a partir da data em que entrou em vigor. Segundo o Detran, a tendência é de que o problema seja solucionado até lá.
No início da pandemia, o prazo havia sido suspenso por 18 meses e, posteriormente, foi ampliado por tempo indeterminado. Quem já está com processo aberto, em quaisquer das etapas da formação, tem até 31 de dezembro de 2022 para concluí-lo
Reajuste das taxas de renovação
A autarquia ainda não informou de quanto será o reajuste para as taxas de renovação da CNH. A definição do preço das alíquotas será anunciada em 1º de fevereiro, baseando-se no valor da UPF-RS (unidade padrão fiscal do Estado do RS). Segundo o órgão, o valor ainda não foi passado pela Secretaria Estadual da Fazenda.