Dados da concessionária CCR ViaSul apontam que o fluxo de veículos na sexta-feira de véspera de Carnaval foi praticamente estável, com queda de apenas 3% em 2021 na comparação com o mesmo dia do ano passado.
Em 2020, em 21 de fevereiro, na saída para o feriado, 69.494 veículos passaram pelo pedágio de Santo Antônio da Patrulha em direção às praias. Já na última sexta (12), foram 67.386 veículos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a expectativa era de fluxo mais baixo em razão da pandemia do coronavírus, mas houve inclusive congestionamentos.
— Nós sabíamos que teria movimento. E aconteceu. Mas, historicamente, o Carnaval tem esse movimento não só na freeway, mas em outras rodovias que ligam a Região Metropolitana ao Interior — diz o porta-voz da PRF no Rio Grande do Sul, Rodrigo Zanini.
Apesar de os número terem sido parecidos, os motoristas utilizaram a estrada de forma mais diluída, segundo Zanini:
— Neste ano, as pessoas estão em home office. Então, apesar dos problemas já na saída de Porto Alegre no final da tarde, não houve problemas como em anos anteriores. Muita gente se deslocou pela manhã ou início da tarde, antecipando tarefas, por exemplo.
A expectativa dos órgãos de trânsito para o retorno do feriado de Carnaval é de fluxo pesado ao longo de toda a próxima terça-feira (16) e parte da quarta-feira (17).