As diversas paralisações de empresas e serviços devido ao avanço do coronavírus têm impactado também no trânsito. Na BR-290, a freeway, os grandes congestionamentos que se formavam no começo da manhã e fim de tarde não estão mais ocorrendo.
Uma comparação entre duas segundas-feiras — dias 16 e 23 — mostra a redução do movimento na praça de pedágio de Gravataí, trecho com fluxo tradicionalmente mais intenso da freeway. No horário entre 6h e 9h, a queda no movimento chegou a 57,97% no sentido Litoral-Capital. No dia 16, 6,9 mil veículos passaram pelo trecho; já no dia 23, o número caiu para 2,9 mil.
No sentido contrário (Capital-Litoral), a redução chegou a 52,38%. A comparação foi feita no horário entre 16h e 19h. No dia 16, 6,3 mil veículos passaram pela praça de pedágio; no dia 23, o número chegou a 3 mil.
Nas sete praças de pedágio administradas (freeway, BR-386 e BR-101), a CCR ViaSul identificou uma redução média de 62% em veículos de passeio de sexta-feira a domingo. A queda no movimento de veículos comerciais, que incluem caminhões e ônibus, ficou em 6%. A comparação foi feita entre os períodos de 13 a 15 e de 20 a 22.
Avaliação de saúde para caminhoneiros
Desde o último domingo (22), a CCR ViaSul disponibiliza quatro pontos para avaliação de saúde de caminhoneiros em rodovias concedidas no Rio Grande do Sul. Nos locais, há medição da pressão arterial e verificação da temperatura corporal, além de orientações sobre o coronavírus. O serviço é prestado pelas equipes de atendimento médico da concessionária.
Os quatro pontos ficam na BR-101, em Dom Pedro de Alcântara (km 15, sentido Litoral-Capital); na BR-290, a freeway, em Gravataí (km 77, sentido Litoral-Capital); BR-386, em Estrela (km 347, sentido Capital-Interior); e BR-386, em Nova Santa Rita (km 432, sentido Interior-Capital). Os locais são sinalizados por meio de painéis luminosos de mensagens.
A CCR ViaSul reforça que mantém a atuação em todo o trecho concedido, com os serviços de atendimento aos usuários e operação das praças de pedágio. Foram distribuídos frascos de álcool gel aos colaboradores, que são orientados sobre a eficácia da higienização de mãos, principalmente com água e sabão. Além disso, foi desenvolvido um protocolo corporativo de desinfecção nas cabines de pedágio operadas no Rio Grande do Sul.