Melhorias na cobertura asfáltica e na sinalização são algumas das intervenções que quem trafega por 290 quilômetros da BR-386, entre Canoas, na Região Metropolitana, e Carazinho, no Norte, já percebe. Em diversos trechos da rodovia há interrupções na circulação ao longo do dia para realização das obras.
O número exato de locais bloqueados temporariamente varia a cada dia, o que obriga os motoristas a aguardarem entre 10 e 15 minutos para seguir viagem — uma das faixas da estrada é bloqueada momentaneamente para consertos. Com isso, o percurso, que costuma ser feito em menos de quatro horas, tem levado mais de cinco.
Por que fizemos esta matéria?
Via de escoamento da produção do norte do Estado, a BR-386 está no topo do ranking de estradas com mais mortes no primeiro semestre. Irregularidades no asfalto ampliam os riscos de usuários. As melhorias em andamento trarão mais segurança e conforto.
Na última quinta-feira (24), GaúchaZH constatou filas de até 10 quilômetros de veículos em pontos de obras. Para evitar atrasos, a recomendação é de que, antes de pegar a estrada, os usuários verifiquem no site da CCR ViaSul os locais nos quais haverá interrupção e os deslocamentos sejam iniciados mais cedo.
As obras ficam nos trechos que terão cobrança de pedágio a partir de 15 de fevereiro do próximo ano. As praças de estão em construção em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff.
Os congestionamentos se devem ao conserto do asfalto, nos trechos entre essas cidades.
As intervenções integram as obrigações assumidas pela concessionária, que deverá conservar e promover melhorias na BR-386 pelos próximos 30 anos.
Os reparos iniciais são superficiais, incluindo recapeamento e tapa-buracos. A partir dos próximos anos de concessão, serão feitas obras mais profundas, como restaurações, que devem prevenir a deterioração.
Investimentos
Estão previstos, entre 2021 e 2036, 225 quilômetros de duplicação na BR-386 (ver cronograma ao lado). Além disso, a empresa deverá construir 56 acessos, 27 retornos e 18 passarelas, assim como vias marginais e iluminação.
Para reduzir os transtornos, a CCR ViaSul afirma que tem evitado realizar obras em horários de grande movimento, pelo menos em dois pontos: Lajeado-Estrela e Nova Santa Rita-Canoas. O ideal, segundo a empresa, seriam obras noturnas, mas isso não é possível em razão necessidade de o asfalto estar em alta temperatura.
Antes de sair de casa
A BR-386 registra maior movimento em três horários — início da manhã, até 8h, próximo ao meio-dia e depois das 16h30min —, segundo o chefe da 4ª Delegacia da Polícia Federal (PRF), com sede em Lajeado, Paulo Reni da Silva.
Portanto, o melhor é procurar viajar fora desses momentos.
Como as obras mudam de trecho, a recomendação é de que os motoristas reservem mais tempo para a viagem, já que não há rotas alternativas.
É possível conferir no site da CCR ViaSul onde haverá interrupção.
Duplicações
- De Marques de Souza a Lajeado: entre 2021 e 2023.
- De Lajeado a Estrela: entre 2022 e 2023.
- De Soledade a Fontoura Xavier: entre 2023 e 2024.
- De Tio Hugo a Soledade: entre 2024 e 2025.
- De Fontoura Xavier a Marques de Souza, entre 2026 e 2028.
- De Carazinho a Tio Hugo: entre 2029 e 2030.
- De Tabaí a Canoas: entre 2034 e 2036.