Mesmo com o pagamento de uma multa de R$ 638 mil, não é de certeza que a Rua Sete de Setembro, em Santa Maria, não será mais fechada. A afirmação é do Prefeito da cidade, Jorge Pozzobom, que explica o que ainda falta para considerar totalmente afastada esta possibilidade:
— Tem um processo judicial que obriga a prefeitura a construir o muro. Levaremos o caso ao Ministério Público e a justiça homologar, com o pagamento, a extinção do processo, nós ficamos tranquilos.
A multa, que vencia nesta quinta-feira (26), foi paga pela prefeitura. O valor, conforme o prefeito, teria sido menor se fosse pago antes de vencer: pouco mais de R$ 200 mil. Porém, a demora para quitar a dívida só fez crescer os juros.
O viaduto da Gare começou a ser construído em 2004, em uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a prefeitura de Santa Maria. À época, o acordo tratava de que, tão logo fosse entregue o viaduto à comunidade, a rua paralela, Sete de setembro, seria fechada para o tráfego por um muro. Porém, em 2010, quando foi concluída a obra, o muro não foi feito e, desde então, há um desacordo entre os dois órgãos.
Conforme a prefeitura, a decisão de manter essa rua aberta considerou vários motivos. Além do interesse dos moradores e empresários desse bairro, a Rua Sete de Setembro é um dos principais acessos ao Hospital Casa de Saúde e à UPA e, pelo menos, 20 mil pessoas dependem das linhas de ônibus que passam pela via.