Indígenas voltaram a causar bloqueio no trânsito nesta quinta-feira (27) no Rio Grande do Sul em protesto contra a portaria 1907, que tira a autonomia da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai). Pouco antes das 8h, a BR-386 teve o fluxo totalmente interrompido em Bom Retiro do Sul.
Após Intermediação da PRF entre os indígenas e o MPF a BR-386 é liberada, pouco depois das 10h. Foi agendada reunião para tratar dos pedidos pleiteados, em contrapartida os líderes das tribos fizeram o desbloqueio da rodovia.
Durante o protesto, os manifestantes fizeram a liberação do trânsito por cerca de 15 minutos a cada hora. Veículos de emergência eram autorizados a passar. Desvio por Teutônia para veículos pesados e por estrada vicinal para veículos leves foi a orientação aos motoristas durante a interrupção do fluxo.
Nessa quarta-feira (26), pelo menos quatro rodovias gaúchas tiveram o trânsito interrompido em função de protestos semelhantes. As vias afetadas foram a BR-386, em Iraí; BR-285, em Gentil; RS-480, em São Valentim, e RS-324, em Ronda Alta.