A proibição das conversões na Rua Sinimbu com as ruas Garibaldi e Dr. Montaury completou dois anos no fim de agosto, mas esse tempo não foi o suficiente para alguns motoristas se adaptarem. No fim da manhã desta quarta-feira (21), a reportagem da Gaúcha Serra flagrou três veículos realizando a manobra durante 25 minutos de observação. As conversões ocorreram no cruzamento da Sinimbu com a Garibaldi.
Embora o número não seja expressivo, representa uma parcela da população que se recusa a repensar o trajeto utilizado no deslocamento. Conforme o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, existem três comportamentos principais entre os motoristas: os que respeitam as leis espontaneamente, os que respeitam devido à fiscalização e os que nunca respeitam.
"Depois de dois anos, se leva um monte de gente do segundo grupo para o primeiro. A maioria já está no primeiro grupo. Por isso a fiscalização traz resultado. Só sobra aquele que não respeita", explica.
Segundo o secretário, embora o número de motoristas que desrespeitam a sinalização seja expressivo, a queda foi considerável. No início das operações do SIM Caxias, por exemplo, a quantidade de conversões proibidas atrapalhava a velocidade operacional do sistema. Atualmente, o problema não é mais registrado porque a maior parte das infrações ocorre fora do horário de pico.
"O comportamento do trânsito está muito entro do esperado", avalia.