A duplicação do trecho sul da BR-101 tem um passo importante com a entrega da Ponte Anita Garibaldi, mas ainda não estará 100% concluída. Há outros gargalos que devem demorar mais tempo para a conclusão. As obras do túnel do Formigão, em Tubarão, também têm prazo de entrega para maio. As etapas de perfuração e de pavimentação estão concluídas, mas ainda deve demorar alguns meses a certificação de segurança das instalações.
::: Ponte de Laguna entra na última fase das obras e será inaugurada em maio
::: Com desnível corrigido e metades unidas, nova Ponte de Laguna está 94% concluída
::: Ponte Anita Garibaldi será a segunda maior do país em formato estaiado
A nova ponte sobre o Rio Tubarão é um dos gargalos que não deve terminar dentro do mesmo prazo que a ponte em Laguna. A estrutura está prevista para o segundo semestre de 2015, com possibilidade de término para o início do ano que vem, dependendo do volume de chuvas.
Os túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça, são a única incógnita. A construção da estrutura, que seria a solução definitiva, anda a passos lentos. Diante de impasses indígenas e ambientais, o projeto estaria desde outubro do ano passado aguardando aprovação do Ministério dos Transportes para ser licitado pelo DNIT. Não há um prazo para uma resposta do governo federal.
Confira galeria de fotos do andamento das obras em Laguna:
Trânsito
Duplicação da BR-101 Sul enfrenta outros gargalos além da Ponte de Laguna
Nova ponte sobre o Rio Tubarão é uma das obras que não deve terminar no mesmo prazo que a Anita Garibaldi
GZH faz parte do The Trust Project