Gramado busca soluções para melhorar o trânsito de uma cidade com 34 mil habitantes que ganha milhares de pessoas durante o inverno e no final de ano. O Seminário de Mobilidade Urbana ocorre na Câmara de Vereadores nesta quinta e sexta-feira (30 e 31). O evento tem entrada gratuita, mas é preciso se inscrever para participar. A programação começa às 10h30min na quinta. Estão previstos painéis, mesas redondas e palestras com representantes de prefeituras de cidades como Caxias do Sul, Curitiba e Camboriú. Segundo o presidente da Câmara, Jaime Schaumlöffel, a intenção é buscar exemplos práticos de outros municípios que podem ser adotados em Gramado.
O vereador explica que são necessárias alternativas que ataquem a causa dos problemas de mobilidade: "Não é apenas a questão do trânsito, mas é a questão de estacionamento para ônibus, fazer um terminal turístico, fazer terminal rodoviário. Retirar alguns prédios do centro da cidade que não comportam estar onde estão, como bancos, prefeituras, até colégios. Tem a questão de eventos, não podemos mais fazer eventos no centro da cidade", aponta o presidente.
O Natal Luz deste ano já decidiu retirar o Grande Desfile do Centro e levá-lo para o ExpoGramado. Além disso, não permitirá a circulação de ônibus de turismo no Centro durante o evento, apenas de vans.
Ao final dos dois dias do Seminário de Mobilidade, será elaborada uma carta com sugestões para o Executivo. As inscrições para o evento podem ser feitas na Câmara de Vereadores ou pelo email mobilidade@camaragramado.rs.gov.br.
Da Central de Jornalismo,