Um caminhão tanque bitrem, que trafegava no sentido Interior-Capital da BR-386, apresentou pane mecânica e acabou perdendo a carroceria no trajeto. O tanque que se desprendeu, tombou e derrubou cerca de 17 mil litros de etanol em um córrego, próximo a via, na tarde desta quinta-feira (9). A previsão inicial das autoridades era de um derrame de 23 mil litros e depois constatou-se que 5 mil ainda estavam na estrutura. O acidente ocorreu no município de Montenegro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os dados do tacógrafo apontam que o motorista dirigiu das 23h de quarta-feira (08) até às 14h de hoje fazendo paradas que somam todas 50 minutos.
O caminhão, faz parte da frota da Moro Koltun & Cia Ltda. A empresa paranaense se restringiu a informar que está em contato com as autoridades gaúchas para o atendimento da ocorrencia. Segundo o motorista, João Maria Linhares, veículo saiu da cidade de Angélica, Mato Grosso do Sul, e seguia para Canoas. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Polícia Ambiental foram acionadas para evitar novas contaminações. Segundo Vilson Dutra, engenheiro químico da Fepam, a empresa deve ser autuada.
Para os trabalhos de retirada do veículo tombado, ações especiais precisaram ser tomadas com supervisão da Fepam e dos Bombeiros para evitar uma explosão. Um fio terra teve que ser conectado ao caminhão para evitar que a energia estática promovesse uma faísca dentro da estrutura. A Fepam informou que a legislação orienta que as empresas de cargas perigosas devem ter contato com empresas de contigência ambiental para atendimento em caso de acidentes. No caso dessa empresa, não havia o contato estabelecido e somente cinco horas após a ocorrência é que o transbordo do combustível aconteceu.
Apenas uma faixa em cada sentido está liberada para o tráfego. Bombeiros de Montenegro e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já estão no local. A normalização deve ocorrer apenas por volta das 22h.