Em entrevista ao Gaúcha Atualidade na manhã desta segunda-feira (29), o diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Estradas (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu que o projeto de engenharia para a extensão da BR-448 está em fase de sondagens complementares. Ele diz que a licitação será lançada até o final de outubro para o trecho entre Esteio e Portão, desde o Km 6 até a RS-240. O projeto foi iniciado a partir da sugestão de empresários da região de Bento Gonçalves como alternativa de ligação da região Metropolitana de Porto Alegre à Serra gaúcha.
Freitas diz que a abertura dos envelopes da licitação será em dezembro deste ano ou em janeiro do próximo. O contrato será de três anos.
"O licenciamento ambiental é algo que nos preocupa bastante. Nesse prazo de três anos de execução, estamos prevendo 12 meses de projeto de engenharia. Temos o anteprojeto de engenharia, que vai ser desenvolvido. O que pesa a favor é o prolongamento de uma rodovia que tivemos várias soluções muito bem aceitas do ponto de vista ambiental. Tivemos várias ações premiadas. Acredito que isso deve contribuir. Neses três anos, estamos prevendo um ano de projeto e licenciamento e dois anos de obra", explica o diretor-geral.
O trecho tem 18,7 quilômetros. Um segundo lote da obra prevê levar a Rodovia do Parque por mais 8 quilômetros até o município de Estância Velha, mas ainda falta a definição do traçado e não há previsão de quando o edital será publicado.