As rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Sul terão fiscalização reforçada no fim de semana do Dia dos Pais. A 31ª edição da Operação Viagem Segura será lançada no próximo fim de semana e terá reforço nas abordagens nas estradas entre a zero hora de sexta-feira (8) e a meia-noite de domingo (10).
Com uma média de 7,8 mortes por dia, o fim de semana do Dia dos Pais é considerado a segunda data comemorativa mais violenta nas estradas. A média leva em consideração as mortes ocorridas entre 2007 e 2013. Nesse período, a data mais violenta foi o Dia das Mães, quando a taxa de mortes nas estradas foi de 9,2 por dia.
No Dia dos Pais do ano passado 18 pessoas morreram em decorrência de acidentes nas estradas, ruas e avenidas. Sete delas, no local. O restante dos óbitos conheceu no hospital ou até 30 dias após o acidente. Setenta por cento dos acidentes aconteceram nas estradas.
A análise dos dados estatísticos demonstra que a maioria das mortes nos finais de semana do Dia dos Pais aconteceu nos sábados e domingos, e o turno da noite concentrou a maior parte das ocorrências.