A chuva que cai desde a madrugada desta quarta-feira (23) em Porto Alegre já atinge 40% do esperado para todo o mês na cidade. Segundo dados do Sistema de Vigilância Meteorológica de Porto Alegre (Metroclima), nas últimas 24 horas choveu mais de 60 milímetros na zona sul e leste. Em outras regiões o índice foi superior a 50 milímetros. O volume histórico de todo o mês de julho é de 121,7 milímetros. Ainda segundo o Metroclima, a Estação do Inmet no Jardim Botânico, na zona leste de Porto Alegre, registrou 9,8 milímetros de precipitação em apenas uma hora, entre 19h30 e 20h30.
O constante volume de chuva procovou acúmulo de água e transtorno em algumas vias de Porto Alegre. No começo da noite desta quarta-feira, pelo menos seis vias registravam pontos de alagamento, a avenida mais prejudicada é a Sertório, que tem duas faixas alagadas no sentido Bairro-Centro nos cruzamentos com a Rua Dona Alzira e Nicolau Ely.
Ainda na zona norte, a Avenida Voluntários da Pátria está alagada próximo ao acesso à Sertório, debaixo da Ponte de Guaíba. Nesse ponto, apenas veículos grandes, como caminhões e ônibus conseguem passar. Na Avenida Protásio Alves, motoristas enfrentem problemas com acúmulo de água na altura do número 10.125, proximo à Avenida Manoel Elias.
Na zona leste da cidade, a avenida Bento Gonçalves tem duas faixas no sentido Centro-Bairro alagadas no cruzamernto com a Cel Aparício Borges. Nesse ponto, apesar da dificuldade, os veículos ainda conseguem trafegar. Na área central, a água na pista dificulta o trânsito de veículos no acesso da Avenida João Pessoa para a Rua Engenheiro Luiz Englert, próximo à Reitoria da UFRGS.
Dados coletados à 23 horas:
Estação no Bairro Serraria - 62 mm
Estação no Bairro Belém Velho - 64 mm
Estação no Bairro Partenon - 64 mm
Estação no Bairro Agronomia - 54 mm
Estação no Bairro Menino Deus - 59 mm
Estação no Bairro Jardim Botânico - 54 mm
Estação no Bairro Navegantes - 49 mm