Com o objetivo de dar mais tempo para a travessia dos pedestres, 238 semáforos de Porto Alegre começam a ser reprogramados a partir desta terça-feira (29). Os equipamentos serão regulados de modo que fiquem 30 segundos abertos para as pessoas atravessarem. A emenda foi aprovada na Câmara de Vereadores e faz parte do Estatuto do Pedestre. A alteração ainda aguarda sanção do prefeito José Fortunati.
Na fase inicial oito avenidas terão o tempo dos semáforos alterados. São elas: Ipiranga, Osvaldo Aranha, João Pessoa, Mauá, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Independência, Azenha e Loureiro da Silva.
A modificação começa na noite desta segunda (28) e será finalizada na manhã de terça, quando, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o impacto será maior para os motoristas. O presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, mostra preocupação especificamente com o transporte coletivo.
"Essa primeira fase será justamente para avaliarmos a possibilidades. Os ônibus, por exemplo, precisam cumprir a tabela horária. Certamente haverá impacto. Se esse impacto for muito grande, voltamos com o tempo normal no dia primeiro e aguardamos a sanção do prefeito", afirma
Os 30 segundos serão implementados também nas vias consideradas pela EPTC como de baixo fluxo de pedestres. Durante a noite, os sinais também vão operar com tempo maior e não terão o intervalo reduzido nas madrugadas. Segundo Cappellari, a emenda aprovada pela Câmara não permite essa exceção. Dados da EPTC mostram que, em 2013, 49 pessoas morreram atropeladas em Porto Alegre.