Cumprindo a promessa feita da última audiência que discutia a revitalização da Orla do Guaíba, onde houve vaias aos arquiteto Jaime Lerner, a prefeitura de Porto Alegre não mandou representantes na audiência pública que discutiu o Plano Diretor Cicloviário da Capital. O encontro aconteceu na noite desta segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores e foi convocada pela Associação de Ciclistas da Capital e pela Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.
O objetivo era discutir com a prefeitura o projeto de lei complementar que revoga a obrigação do município de aplicar 20% do valor das multas em ações de educação no trânsito e ciclovias. Ciclistas e representantes de grupos de estudo de mobilidade urbana ficaram frustrados com o não comparecimento do executivo.
O presidente da Associação de Ciclistas, Pablo Weiss, diz que a ausência pode fechar um canal de comunicação com a população. "Diante das últimas posições dos secretários e do próprio prefeito fica difícil uma tentativa de diálogo. A conversa acontece nos últimos anos, mas não tem nenhuma resolução que realmente tenha um efeito benéfico pelo uso da bicicleta", diz o ciclista.
O projeto de lei complementar apresentado pela prefeitura tem causado polêmica porque retira a obrigatoriedade de aplicação do valor das multas e cria um fundo cicloviário. Ele já passou pelas comissões da Câmara de Vereadores, mas ainda não foi a votação. Para que isso aconteça ele precisa entrar na ordem do dia.
E é isso que o vereador Marcelo Sgarbossa, do PT, quer evitar. Ele afirmou que o partido vai levar um requerimento para a próxima reunião de líderes, pedindo o adiamento da votação. "Nosso partido mesmo tem representação na reunião de líderes e se compromete e pedir que o projeto não seja votado até que haja uma audiência pública com representantes da prefeitura", afirma o vereador
Sem a obrigação de aplicação dos 20%, ciclistas temem que os investimentos não sejam feitos. Desde 2009, com o descumprimento do dispositivo a prefeitura deixou de investir R$ 6,5 milhões em ciclovias, o suficiente para fazer 27 km de faixas exclusivas para bicicleta. Até o fechamento dessa matéria, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria da prefeitura. .