Quem nunca na vida fez a famosa pergunta: quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta final está nos estudos da Universidade de Genebra (Unige), na Suíça: o ovo.
Para chegar a conclusão, os pesquisadores analisaram estruturas semelhantes aos embriões que se formaram a partir de um organismo unicelular chamado Chromosfera perkinsii, presente na Terra antes mesmo do surgimento dos primeiros animais, há bilhões de anos. Esse organismo foi encontrado em sedimentos marinhos do Havaí, em 2017.
As colônias multicelulares, parecidas com o desenvolvimento embrionário animal se formam quando a célula C. perkinsii atinge o tamanho máximo e se divide, mantendo a dimensão original, segundo publicação do jornal O Globo.
Segundo os especialistas as colônias permanecem por um terço do ciclo de vida do organismo, compreendendo dois tipos de células diferentes. Isso significa que a espécie é unicelular, porém já ocorriam processos de coordenação e diferenciação multicelular antes da aparição dos animais.
Os especialistas afirmam que outra explicação possível para a questão está nos milhões de anos de evolução independente do organismo unicelular, até ganhar capacidade para desenvolver embriões.
Para os pesquisadores o resultado do estudo pode servir de base para investigações semelhantes, como a de fósseis de 600 milhões de anos, com estruturas embrionárias parecidas e que desafiaram as concepções multicelulares tradicionais.