Desde o início de outubro, a Meta está disponibilizando gradualmente para usuários do Brasil a Meta AI, o serviço de inteligência artificial da empresa.
A companhia, dona das redes sociais WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger, criou uma tecnologia que funciona de forma integrada entre todos os aplicativos da marca.
Zero Hora preparou um guia que explica os recursos da Meta IA, como usá-la e as formas de desativá-la.
O que é a Meta AI?
Criada como alternativa a outros produtos semelhantes, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, a Meta AI pode dar respostas em tempo real de forma personalizada a partir de comandos do usuário. Opera como uma assistente virtual.
O software funciona em smartphones e computadores, e de forma integrada entre os aplicativos das redes sociais.
A tecnologia também aperfeiçoa as interações conforme o engajamento com o usuário. Ou seja, quando alguém deseja fazer mais perguntas sobre o mesmo assunto, a Meta AI grava as respostas anteriores para complementar os resultados.
O que a Meta AI pode fazer?
A Meta AI tem como principais funções:
- Responder a perguntas
- Fazer recomendações
- Criar imagens
- Procurar informações no Google
A tecnologia consegue ainda selecionar contatos, buscar informações em históricos de conversas e procurar respostas na internet. Entre as funções mais avançadas, comandos podem até gerar imagens criadas por IA por meio do recurso "Imagine".
Recomendações de serviços, roteiros de viagens, testes de múltipla escolha e dicas de decoração também compõem o leque de ferramentas do recurso, que podem ser personalizados conforme o uso de cada um.
Como usar a Meta AI
Qualquer tipo de comando pode ser realizado em todas as redes sociais da Meta.
A interação com a inteligência artificial é a mesma em todos os aplicativos. A única diferença está em como encontrar o atalho para iniciar a conversa.
Segundo a gigante de tecnologia, basta abrir os aplicativos e tocar no ícone azul do serviço ou digitar "@Meta AI" em uma mensagem.
No caso do WhatsApp, siga o passo a passo para usar a Meta AI:
- Certifique-se de que o aplicativo está atualizado para a versão mais recente
- Toque no ícone roxo e azul da Meta, localizado na tela principal
- Clique em permitir a conversa com o chat da Meta AI
- Comece uma conversa com a assistente ou digite @Meta AI em qualquer chat
- Escolha como usar o serviço, seja para fazer perguntas ou pesquisas
Facebook, Instagram e Messenger
Para as demais redes - Facebook, Instagram e Messenger - o passo a passo é o mesmo:
- Atualize o aplicativo para a versão mais recente
- Toque no ícone da Meta, localizado na página inicial
- Clique na opção de permitir a conversa com o chatbot
- Use o serviço livremente
Como desativar a Meta AI
Como a inteligência artificial está integrada nas versões mais recentes dos aplicativos, não é possível excluí-la por completo.
O usuário pode apenas apagar o chat com a Meta AI para não receber notificações do serviço. Dessa forma, a conversa com a IA não ficará mais visível.
No aplicativo de mensagens, a Meta AI aparece como um contato na lista de conversas. Para desativar o serviço é necessário excluir o chat com a IA. Isso faz com que o usuário não receba mais as mensagens da assistente. Contudo, não é possível apagar a tecnologia por completo.
Facebook e Instagram
Nas duas redes, a IA aparece no botão pesquisar. É preciso clicar no ícone de triângulo azul no canto direito e, depois, no círculo azul com a letra "i". Para desativar, basta escolher a opção "Silenciar".
Mesmo com a Meta IA silenciada, o ícone ainda estará visível na barra de pesquisa, onde pode ser reativado.
Referências do serviço também aparecem embaixo de algumas postagens no feed de notícias do Facebook. Essa função não pode ser desativada.
Messenger
No serviço de mensagens integrado ao Facebook, é possível silenciar ou bloquear a assistente virtual. Assim como o passo a passo do WhatsApp, basta abrir o chat com a Meta AI e clicar no botão "i", no canto superior direito. Em seguida, selecione silenciar e depois o tempo de duração. Também é possível bloqueá-la, o que impossibilita o recebimento de mensagens da ferramenta.