A Missão Artemis III, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), pretende mandar o homem de volta à Lua daqui a dois anos. Serão mais de cinco décadas depois da última viagem tripulada ao satélite da Terra. Os astronautas que farão parte da histórica ida ao espaço tiveram os trajes divulgados nesta quarta-feira (16).
A roupa foi desenvolvida em parceria com a marca de luxo Prada. O traje foi apresentado oficialmente pela Axiom Space, no Congresso Internacional de Astronáutica em Milão, na Itália. As informações são de O Globo.
O design da Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU), o traje espacial, havia sido revelado anteriormente, mas com uma camada externa escura que ocultava a tecnologia proprietária. Agora, a versão final foi revelada. Feita de um material branco, a roupa reflete calor e protege os astronautas de temperatura extrema e da poeira lunar.
A equipe de design da Prada trabalhou com engenheiros da Axiom Space. A experiência da Prada em materiais e processos de produção, segundo a empresa que divulgou o traje, apoiou o trabalho inovador na camada externa do equipamento espacial.
O traje incorpora sistemas redundantes e diagnósticos a bordo para garantir a segurança dos tripulantes. Inclui também tecnologias avançadas de resfriamento e um sistema regenerável de remoção de dióxido de carbono.
Artemis
A missão Artemis tem como objetivo “realizar ciência na Lua”. De acordo com a Nasa, o foco é conseguir explorar o espaço e realizar estudos diretamente do satélite. Com o seguimento das missões, a instituição prevê a construção de uma estação espacial lunar no futuro, chamada de Gateway.
A nova fase da missão prevê um voo tripulado ao redor da Lua. A bordo da Orion, os astronautas Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense (CSA), e Christina Koch, Victor Glover e Reid Wiseman, da Nasa, voarão em direção ao satélite.
Com previsão de lançamento em setembro de 2026, Artemis III deve pousar os astronautas da segunda fase da missão no polo sul da Lua. A quarta fase da missão deve ocorrer em 2028, conforme a Nasa.