Um centro brilhante, cercado de poeira espacial, estrelas e gás. É o que mostra imagem da Agência Espacial Norte-americana (Nasa), que registrou a Messier 90 (M90), uma galáxia na constelação de Virgem que se movimenta lentamente em direção à Terra.
O corpo celeste integra um aglomerado com mais de 1,2 mil galáxias, distante aproximadamente 55 milhões de anos-luz da Terra. Conforme a Nasa, a M90 "é uma das poucas galáxias que está se aproximando de nós (Terra)".
Com núcleo luminoso, a M90 apresenta formato espiral. Em seus discos cósmicos, formados por gás e poeira espacial, é possível observar a presença de milhares de estrelas.
"As regiões internas do disco de M90 são locais de formação de estrelas, vistas aqui em luz vermelha H-alfa de nebulosas", diz nota da Nasa.
A densidade dos gases das demais galáxias presentes na constelação de Virgem pressionou, "sobrou" o gás da M90 e criou um halo difuso, explica a agência. O fenômeno forma uma "pluma" que cerca a espiral galáctica (área luminosa em tons mais claros e distantes do centro da imagem), mas não fornece mais energia para a formação de estrelas.
O registro foi obtido através de dados da Wide Field Camera 3 (WFC3), equipamento acoplado ao telescópio Hubble.