A SpaceX lançou neste sábado (28) a missão Crew-9, que vai resgatar os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, "presos" na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) desde junho.
O retorno, porém, só acontecerá em fevereiro de 2025. Até lá, a nave Dragon ficará acoplada à ISS. A demora para o retorno dos astronautas se deve à programação de outras missões.
A missão partiu com tripulação reduzida, formada pelo astronauta americano Nick Hague e pelo cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov. As outras duas vagas na nave estão reservadas para o retorno de Williams e Wilmore.
— Sabemos que este lançamento é algo único, com apenas dois passageiros — admitiu Jim Free, administrador associado da Nasa, na sexta-feira.
A missão Crew-9 decolou às 12h17 (horário de Brasília) do Space Launch Complex-40, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Inicialmente programado para quinta-feira (25), o lançamento foi adiado devido a uma tempestade tropical que afetou a região. Este evento marca o primeiro voo tripulado lançado desse local.
"Presos no espaço"
Butch Wilmore e Suni Williams foram ao espaço no início de junho a bordo de uma nova espaçonave desenvolvida pela Boeing, a Starliner, como parte do primeiro voo de teste tripulado para a ISS.
A nave deveria tê-los devolvido à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.
Após longas semanas de testes, a agência espacial recuperou a cápsula vazia da Boeing e decidiu trazer de volta os dois náufragos com a missão da SpaceX.
Quem são os astronautas que estão na Dragon
Nick Hague, astronauta da Nasa é o comandante da Crew-9 e está fazendo sua segunda viagem ao posto avançado orbital desde sua seleção como astronauta em 2013.
O cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov está em sua primeira missão.
"Flexibilidade"
A Nasa se pronunciou nas redes sociais e em um comunicado oficial, expressando satisfação com o lançamento.
— Esta missão exigiu muita flexibilidade operacional e de planejamento. Parabenizo toda a equipe pelo lançamento bem-sucedido hoje, e boa sorte a Nick e Aleksandr enquanto eles seguem para a estação espacial — disse o administrador da Nasa, Bill Nelson.