Ex-CEO do YouTube e uma das primeiras funcionárias do Google, Susan Wojcicki faleceu na sexta-feira (9), aos 56 anos. Estadunidense, ela foi vítima de um câncer de pulmão, diagnosticado havia dois anos.
"Susan não era apenas minha melhor amiga e parceira na vida, mas uma mente brilhante, uma mãe amorosa e uma amiga querida para muitos", escreveu ele. "Seu impacto em nossa família e no mundo foi imensurável", escreveu Dennis Troper, irmão de Susan, no Facebook.
Susan desempenhou um papel central no desenvolvimento dos sistemas de tecnologia que distribuem o dinheiro da publicidade pela Internet. Após ingressar no Google em 1999, ela liderou o desenvolvimento do produto AdSense, um widget de software que permitiu que a empresa intermediasse anúncios para milhões de sites independentes e que se tornou uma ferramenta importante para o gigante da tecnologia.
Posteriormente, como CEO do YouTube, Susan supervisionou o desenvolvimento do modelo de negócios do site, transformando-o em uma operação que gera bilhões de dólares de receita para os criadores de vídeos e para a empresa controladora do Google, a Alphabet. Ela deixou o cargo em 2023, citando o desejo de se concentrar em sua família, saúde e projetos pessoais, enquanto permanecia como consultora na Alphabet.
O CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, postou um tributo a Susan no X.
"Ela é tão essencial para a história do Google quanto qualquer outra pessoa, e é difícil imaginar o mundo sem ela", escreveu ele.
"Ela era uma pessoa incrível, líder e amiga que teve um tremendo impacto no mundo e eu sou um dos inúmeros Googlers que são melhores por conhecê-la."