A rede social X, antigo Twitter, começou a ser suspensa na madrugada deste sábado (31) no Brasil. A plataforma foi bloqueada no país após ordem de suspensão emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (30).
A empresa havia anunciado na noite de quinta (29) que esperava ser bloqueada após não cumprir a determinação para que nomeasse um representante legal.
Ainda por volta de 21h de sexta, cerca de cinco horas após a determinação de Moraes, o site não estava acessível em alguns computadores, mas ainda operava em smartphones, por exemplo.
Confira algumas opções à rede social de Elon Musk:
Threads
A rede social foi lançada em julho de 2023, como uma alternativa ao X, após uma série de mudanças na plataforma rival que desagradaram os usuários. Pertencente à Meta, dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, o Threads é uma rede de microblogs que já acumula mais de 175 milhões de usuários mensais.
Para acessar o Threads, é necessário ter um perfil no Instagram e baixar o aplicativo dedicado. As publicações permitem até 500 caracteres, além de fotos e vídeos. A plataforma facilita a migração de seguidores e nomes de contas já existentes no Instagram.
Mastodon
Criada em 2016, como uma rede social descentralizada, sem anúncios e de código aberto. Ela permite que usuários ingressem em servidores específicos, cada um com suas próprias políticas de moderação.
Considerado um dos principais concorrentes do X, o Mastodon ganhou popularidade mundial após as demissões em massa no Twitter, em novembro de 2022, logo após a aquisição por Elon Musk.
As publicações no Mastodon, chamadas de toots, têm limite de 500 caracteres e permitem o compartilhamento de fotos, vídeos e áudio. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Bluesky
Desenvolvida desde 2019 por Jack Dorsey, cofundador do Twitter, a rede social Bluesky começou com um sistema de convites, mas agora está aberta ao público. A interface é similar ao X, com um visual minimalista e funções básicas, como postar textos de até 256 caracteres, além de imagens.
No entanto, o Bluesky ainda não permite o envio de vídeos, áudios ou mensagens privadas. Assim como o Mastodon, é uma plataforma descentralizada e de código aberto.
Retorno de um velho conhecido?
Recentemente, o engenheiro turco Orkut Buyukkokte esteve no Brasil e anunciou que planejava relançar uma rede social que foi febre entre os brasileiros: o Orkut. Segundo Buyukkokte, ele planeja recrutar profissionais do Vale do Silício e executivos de São Paulo para a retomada do site.
Apesar do anúncio, o engenheiro não informou prazo para o retorno. Desde 2022, o site foi reativado com uma mensagem que avisa que algo novo estava sendo construído.