O apagão cibernético que causou problemas em diferentes serviços pelo mundo nesta sexta-feira (19) não teve impactos relevantes na logística e entrega de encomendas no Rio Grande do Sul.
Uma falha na atualização de um software da empresa de cibersegurança Crowdstrike afetou clientes como a Microsoft e, em cascata, prejudicou a operação de aeroportos, sistemas de saúde, comércio e operações financeiras.
Durante a tarde, Zero Hora entrou em contato com algumas das empresas do setor, que relataram o mesmo: um dia normal de trabalho, sem problemas decorrentes da tecnologia.
As companhias consultadas foram Transcontinental, TW Transportes, Braspress Transportes Urgentes, Minuano e Vitlog Transportes. Por meio da assessoria de imprensa, a Amazon, que tem um centro de distribuição em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, informou que apurava a situação durante a tarde e que não havia nenhuma “informação concreta” sobre o tema.
Já Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) informou que o impacto foi "pequeno" até o momento, com apenas um relato de problema na emissão de conhecimento de frete. O Setcergs acrescentou que seguirá monitorando a situação nos próximos dias.