Três novas ferramentas de segurança para aparelhos com sistema Android foram anunciadas pelo Google nesta terça-feira (11), em São Paulo, no evento Google for Brasil. O país foi escolhido para ser o primeiro a testar os recursos.
A atualização inclui um bloqueio automático da tela quando o celular identifica mudanças abruptas de movimento, o que pode indicar um roubo. O recurso funciona como um "modo ladrão". Outras ferramentas permitem o bloqueio da tela de modo remoto ou offline.
Segundo a empresa, o pacote estará disponível a partir de julho no Google Play Protect, ferramenta de segurança do Android. O desenvolvimento é uma parceria entre o Google e as marcas de celulares Samsung e Motorola. A equipe também está desenvolvendo um recurso contra fraudes e violações de privacidade.
Novos recursos antirroubo do Android que serão testados no Brasil
Modo ladrão
Uma inteligência artificial (IA), associada ao Android, poderá identificar quando mudanças de movimento e velocidade acontecerem com o celular, cenário comum em casos de roubo. O sistema operacional, então, bloqueará automaticamente a tela. Em caso de alarme falso, o usuário consegue desbloquear a tela normalmente.
Bloqueio rápido remoto
Voltado, principalmente, aos casos de furto, em que o celular não passa por mudanças bruscas de velocidade e movimento, o recurso permite que o usuário bloqueie o dispositivo remotamente assim que perceber o roubo. Basta acessar o site do sistema operacional, informar o número de telefone e solicitar o bloqueio do aparelho.
Bloqueio de dispositivo off-line
Por último, esse recurso é para quando o Android identificar ações incomuns, como perder a conexão com a internet por muito tempo, tentar remover o cartão SIM e estar em lugares não frequentados por longos períodos. A ferramenta funciona nos casos em que o celular roubado é desconectado da internet e fica sem sinal.