O bilionário americano Elon Musk anunciou nesta sexta-feira (17) na rede social X que "todos os sistemas básicos" de sua plataforma, antigo Twitter, estão "agora ativos" sob o domínio "X.com", oficializando sua nova identidade.
O logotipo X preto e branco aparecia desde o final de julho ao se conectar à rede social, mas seu domínio continuava sendo "Twitter.com".
X.com era o nome do banco digital fundado por Elon Musk em 1999, que mais tarde se tornou o serviço de pagamentos online PayPal. Musk também utilizou este símbolo na empresa aeroespacial SpaceX, na sociedade X Corp que comprou o Twitter, na startup xAI, dedicada à inteligência artificial (IA) inaugurada em julho, e até no nome de um dos seus filhos, um menino chamado X Æ A-12.
Grok, o primeiro modelo de IA generativo da xAI, está acessível a partir de quinta-feira na Europa "para assinantes Premium do X", anunciou a rede social.
— Quando as eleições europeias terminarem (6 a 9 de junho de 2024), continuaremos a implementação de tendências contextualizadas para todos os usuários — afirmou.
Desde que comprou o Twitter em 2022 por 44 bilhões de dólares, Musk falou várias vezes sobre transformar seu projeto em um superaplicativo multifacetado com serviços financeiros, como o WeChat na China.
Desde o lançamento da interface generativa de IA ChatGPT (OpenAI), esta tecnologia está no centro de uma concorrência acirrada entre os gigantes do setor, principalmente Microsoft e Google, mas também Meta (Facebook e Instagram) e startups como Anthropic ou Mistral AI.