A letra "x" é um elemento muito presente nos negócios e na vida pessoal do bilionário Elon Musk. Na madrugada desta segunda-feira (24), o Twitter assumiu o nome X. A mudança havia sido anunciada no domingo (23) pelo dono da rede social. Em abril deste ano, o empresário mudou oficialmente a razão social da empresa, de Twitter, Inc. para X Corp.
Além da mudança do nome do Twitter, a SpaceX, empresa de produtos aeroespaciais, e a xAI, uma nova empresa focada em inteligência artificial (IA), também evidenciam o uso da letra nas marcas de Elon Musk.
Interesse pela letra "x" não é de agora
Em 1999, Musk ajudou a fundar a X.com, plataforma online de transações financeiras que, após a saída do empresário, passou a se chamar PayPal. Julie Anderson Ankenbrandt, ex-executiva da empresa, compartilhou no portal Quora (um site voltado para compartilhamento de experiências e conhecimentos do mundo dos negócios) que estava reunida em um café com Elon Musk no dia em que a marca foi criada. Ela conta que as opções eram "q, x ou z ponto com" e a palavra final para a escolha foi de uma garçonete.
"Elon perguntou o que ela achava, e ela disse que gostava de x.com. Elon bateu na mesa e disse: 'Então é isso!' e todos riram, mas no final foi basicamente assim que foi decidido", escreveu Ankenbrandt. A empresária também comentou que, na época, já havia uma preocupação com as associações do nome com conteúdos pornográficos.
Em 2017, Musk comprou o domínio X.com do Paypal e agradeceu com um tuíte em seu perfil: "Sem planos agora, mas tem um grande valor sentimental para mim".
Na família de Elon Musk, o "X" também é presente
Fora do mundo corporativo, a letra "X" também está presente. Em 2020, Elon Musk batizou seu primeiro filho com a cantora Grimes de X AE A-XII, no ano seguinte o casal teve outro bebê, batizada de Exa Dark Sideræl Musk.
A mudança no nome do Twitter reacende os rumores sobre a ideia do empresário de criar um "super aplicativo" denominado "X". A intenção é que o aplicativo seja um serviço que reúna o Twitter, o Paypal e outras funções em apenas uma interface.
Debate sobre o "X"
O uso da letra "X" nas marcas criou um debate na internet, pois a letra está geralmente associada a conteúdos e sites de pornografia. Entre os usuários do Twitter, a troca do nome não foi muito bem recebida. Com reclamações sobre a mudança do logotipo, diversos memes relacionando a nova marca à pornografia surgiram:
Usando a hashtag #TwitterX usuários também brincaram com a semelhança entre o logo da plataforma e o da Caixa Econômica Federal, além de trocadilhos com o nome.
Produção: Giovanna Batista