Com as novas tecnologias de exploração espacial, cada vez mais surgem projetos voltados a passeios turísticos para fora do planeta Terra. A Space Perspective, empresa da Flórida (EUA), planeja levar pessoas para a estratosfera, a cerca de 30 quilômetros de altitude, em uma espécie de cápsula conectada a um grande balão, a Spaceship Neptune.
O principal diferencial da empresa em relação a outras que oferecem viagens espaciais, como a Virgin Galactic e a Blue Origin, está na promessa de um passeio tranquilo, sem a tensão de embarcar em um foguete em alta velocidade. Segundo a empresa, o balão sobe lentamente – a 19 km/h. Além disso, a Space Perspective afirma que o projeto é sustentável.
"A Spaceship Neptune é levada ao espaço pelo nosso SpaceBalloon, impulsionado por hidrogênio renovável, sem foguetes e sem a pegada de carbono associada", diz o texto no site da empresa. Cada passagem custaria US$ 125 mil (cerca de R$ 625 mil na cotação atual).
O design da cápsula foi apresentado em 2022, com previsão dos primeiros voos para os dois anos seguintes. Segundo apuração do site de tecnologia Techcrunch, as operações com o balão devem iniciar até o fim deste ano. Tecnicamente, o balão e a cápsula não chegam ao "espaço sideral", mas sobem muito mais alto do que qualquer voo comercial, permitindo que os turistas observem a curvatura da Terra e a linha azul da atmosfera.
A cápsula comporta oito pessoas, incluindo o piloto. O espaço possui um bar, telescópios, telas interativas com informações sobre o voo em tempo real, banheiros e sinal wi-fi. Os passageiros poderão circular livremente pela esfera.
Ainda conforme a Techcrunch, cada passeio durará cerca de seis horas entre a decolagem e o pouso. A empresa afirma que o lançamento ocorrerá de um grande navio, chamado Marine Spaceport Voyager, que está na reta final da construção do sistema de lançamento. Para isso, a Space Perspective trabalhará em conjunto com a Guarda Costeira dos Estados Unidos e terá os voos regulamentados pela Administração Federal de Aviação.