A nova missão da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para estudar a saúde dos oceanos, qualidade do ar e os efeitos das mudanças climáticas foi lançada com sucesso na madrugada desta quinta-feira (8). O satélite Plankton, Aerosol, Cloud, Ocean Ecosystem (Pace) foi lançado a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX.
O satélite foi lançado do Space Launch Complex 40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. A Nasa confirmou a aquisição do sinal do satélite cerca de cinco minutos após o lançamento, e a espaçonave está funcionando conforme o esperado.
Segundo o diretor da Nasa, Bill Nelson, com esta nova adição à frota de satélites de observação da Terra da Nasa, os cientistas poderão estudar como as partículas da atmosfera e dos oceanos podem identificar fatores que impactam o aquecimento global. Um dos grandes objetivos da missão Pace é responder a algumas perguntas consideradas urgentes sobre as mudanças climáticas.
A centenas de quilômetros acima da Terra, o Pace estudará o efeito de coisas consideradas minúsculas e, muitas vezes, invisíveis, como a vida microscópica na água e partículas microscópicas no ar. Além disso, o satélite permitirá aos pesquisadores medir oceanos e outros corpos d’água para acompanhar a distribuição do fitoplâncton e identificar quais as comunidades destes organismos que estão presentes diariamente à escala global.