A Apple permitirá que aplicativos usem sistemas alternativos de pagamento. Porém, as condições para fazer uso da novidade já preocupam desenvolvedores como a Epic Games, que travou uma batalha jurídica por mais de três anos sobre o assunto.
" A Epic desafiará o plano de conformidade de má-fé da Apple nos tribunais", disse o CEO da Epic, Tim Sweeney, na rede social X, antigo Twitter, na noite de terça-feira (16).
A empresa californiana vai agora permitir que desenvolvedores de aplicativos nos Estados Unidos possibilitem que seus usuários façam compras digitais (em videogames, assinaturas, entre outros) sem passar pelo sistema de pagamento da App Store, algo que até agora era inevitável.
Se a mudança for concluída, os desenvolvedores não pagarão mais à Apple uma comissão de até 30%, mas ainda terão de pagar uma comissão de 27% e cumprir outras condições restritivas, segundo os advogados da Apple "para minimizar os riscos consideráveis de links externos pagos".
"Esses termos são necessários para proteger a privacidade e a segurança dos usuários, manter a integridade do ecossistema Apple, promover o fluxo de informações, evitar confusão dos usuários e permitir uma revisão eficaz dos aplicativos dos desenvolvedores", argumentam em nota.
A Apple planeja auditar os desenvolvedores para verificar se eles estão pagando essa comissão.
"Isso acaba com a concorrência de preços. Os desenvolvedores não podem oferecer produtos digitais mais baratos na web depois de pagar 3% a 6% a um processador de pagamentos terceirizado e este novo imposto da Apple de 27%", protestou Sweeney.
A Epic diz que Apple e Google abusam do poder sobre a economia móvel global por meio de seus sistemas operacionais iOS e Android.