Considerada a nave mais poderosa do mundo, a Starship explodiu após se separar do seu propulsor. Depois da parte inferior explodir, o foguete conseguiu ficar em voo por nove minutos, até ocorrer uma falha no motor e perder sinal. Não havia tripulação a bordo. O lançamento foi realizado na manhã deste sábado, na cidade americana de Boca Chica, no Texas.
Inicialmente, o evento estava marcado para sexta-feira, mas precisou ser adiado por causa da necessidade de troca de uma peça de controle de voo.
A SpaceX admitiu que o incidente não estava programado, mas ressaltou que o teste tornará o foguete mais confiável. A ação faz parte de um experimento para futuras missões para a Lua e Marte. A ideia é que a nave seja usada para transportar pessoas e cargas da Terra para o satélite e o planeta.
Um comentarista da empresa de Elon Musk chegou a celebrar o lançamento durante a transmissão:
— Que dia incrivelmente bem-sucedido. Embora tenhamos tido uma rápida desmontagem não programada do propulsor superpesado e da nave.
A primeira tentativa do lançamento da Starship foi feita em abril deste ano. A nave, no entanto, apresentou uma falha antes da separação dos dois estágios, o que forçou a empresa a acionar um sistema para explodir o foguete. O voo durou poucos minuntos, e o foguete explodiu a 39 quilômetros de altitude.