A SpaceX adiou a segunda tentativa de lançamento do Starship ao espaço para sábado (18). Segundo o presidente da empresa, Elon Musk, o evento foi postergado por causa da necessidade de trocar uma peça de controle de voo. O lançamento deveria acontecer na manhã desta sexta-feira (17).
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, sigla em inglês) autorizou nesta quarta-feira (15) a SpaceX a realizar o segundo lançamento do Starship, o foguete mais poderoso já construído, após uma tentativa anterior em abril que resultou em uma grande explosão.
Segundo a Reuters, no sábado, uma janela de 20 minutos será aberta às 7h, horário local (10h em Brasília), nas instalações da empresa em Boca Chica, no estado do Texas. A transmissão ao vivo estará disponível na rede X e no site da SpaceX.
O aviso da troca da data foi feito pelo próprio presidente da SpaceX, no X (antigo Twitter). O plano de voo do novo lançamento será semelhante ao de abril. Após a separação, o Starship continuará a uma altitude "um pouco abaixo da órbita", segundo Musk, e pousará no Oceano Pacífico perto do Havaí.
O Starship tem 120 metros de altura e gera 7,6 mil toneladas de impulso no lançamento, mais do que o dobro da potência dos foguetes Saturn V que levaram a missão Apollo à Lua. O Starship é projetado para ser reutilizável, e espera-se que ambas as partes do foguete retornem à Terra, reduzindo significativamente os custos.