No início deste mês, duas astronautas "perderam" uma maleta de ferramentas no espaço durante uma caminhada espacial. As agentes Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, da Nasa, estavam em uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e acabaram deixando o objeto escapar.
De acordo com a Nasa, os equipamentos que estavam dentro da maleta não eram necessários para completar a missão. Agora, o objeto está vagando em órbita até que se desintegre em contato com a atmosfera da Terra, o que pode demorar alguns meses. Os detritos devem cair no mar, como a maioria dos fragmentos e lixos espaciais.
A preocupação da agência era de que a maleta se chocasse contra veículos em órbita, como satélites, foguetes e a própria ISS. Porém, a Nasa garante que não há necessidade de uma missão para recuperar o objeto e que a tripulação a bordo da estação espacial está segura. As informações são do jornal O Globo.
As astronautas foram escaladas para realizar um trabalho de manutenção nos painéis solares da estação. Elas concluíram a missão em pouco mais de seis horas, entretanto não teriam tempo para um outro serviço. Enquanto estavam analisando como fariam a missão da próxima vez, a maleta se soltou e acabou entrando em órbita.