O calendário astronômico está cheio de eventos previstos para setembro. Nem todos, porém, serão facilmente visíveis ou divertidos de serem observados. Ocorrências de chuva de meteoros de pouca relevância, conjunção entre Lua e Saturno e maior visibilidade de Vênus são alguns dos fenômenos que devem acontecer neste mês.
Os eventos mais interessantes devem ocorrer nos dias 18 e 26. Na manhã de 18 de setembro, o planeta Vênus estará mais brilhante do que o normal, podendo ser facilmente visto a olho nu. Já no dia 26, ocorre a conjunção entre a Lua e Saturno, que também poderá ser apreciado sem auxílio de equipamentos de observação.
— Não será difícil de observar esses fenômenos, pois estarão realmente muito brilhantes. Para ver o Planeta Vênus, é só olhar para o horizonte um pouco antes do nascer do Sol. Já a conjunção estará visível a noite toda — aconselha o astrônomo fundador do Observatório Astronômico Rei do Universo (Oaru), em Manaus, Geovandro Hércules de Souza Nobre.
O mês também será marcado por dois eventos de chuva de meteoros: Eta Perseidas, no sábado (9) e Sextântidas, no dia 28. Essas serão diferente da Perseidas de agosto, que chamou atenção, com pico de cem meteoros por hora. Nos dias 9 e 28, o pico será de apenas cinco meteoros por hora, podendo ser observados após a meia noite.
Ainda, Netuno estará em oposição, ou seja, a 180º do Sol, no dia 19. O planeta ficará visível a noite toda, mas apenas para quem está observando de um binóculo ou telescópio, uma vez que, a olho nu, será apenas um pontinho brilhante.
Os próximos meses deverão ser mais agitados. Eclipse solar, chuva de meteoros e outras conjunções ainda devem ocorrer entre outubro e dezembro deste ano.