Um estudo publicado na revista da Associação Médica Americana (AMA) concluiu que crianças de um ano com exposição a telas por mais de quatro horas diárias podem ter atraso no desenvolvimento e comunicação aos dois e aos quatro anos.
“Os resultados desses estudos anteriores e do nosso estudo sugeriram uma associação entre o tempo de tela e os domínios de comunicação e resolução de problemas em crianças pequenas”, apontaram os pesquisadores no artigo.
Foram 7.097 pares de mães e crianças que participaram da pesquisa. Entre os filhos, foram 3.674 meninos e 3.423 meninas. Eles foram divididos em quatro grupos: o primeiro, que tem exposição de menos de uma hora às telas; o segundo, mais de uma e menos de duas; o terceiro de duas a quatro; por fim, quatro ou mais.
Para coletar os dados, os participantes responderam a seguinte pergunta: "Em um dia normal, quantas horas você permite que seus filhos assistam TV, DVDs, videogames, jogos na internet (incluindo telefones celulares), etc?".
O estudo também concluiu que mães de crianças com alto tempo de tela eram, em maioria, mais jovens com um filho. Apesar da constatação, os pesquisadores reforçam a necessidade de avançar com a pesquisa, visto que não houve inclusão do tempo de tela das crianças assistindo a programas educativos.