Um navio de carga que se move por energia eólica zarpou em sua primeira viagem, com destino final no Brasil. A embarcação é equipada com velas especiais, que visam reduzir o consumo de combustível e, por consequência, a pegada de carbono. Segundo informações da BBC, é estimado que o setor marítimo seja responsável por 2,1% das emissões de carbono.
O navio, chamado de Pyxis Ocean, saiu da China e deve chegar em seis semanas ao Brasil. A viagem é o primeiro teste da tecnologia no mundo. As velas especiais têm 37,5 metros e, para serem mais duráveis, são construídas com o mesmo material das turbinas eólicas. O uso das velas reduz em 30% as emissões de carbono de um navio de carga.
A tecnologia utilizada para a construção da embarcação é britânica, da empresa BAR Technologies, mas as velas são produzidas na China.
O líder da equipe responsável pelo desenvolvimento do equipamento, Jonh Cooper, acredita que a novidade marca uma nova fase para a indústria marítima.
— Este é um dos projetos mais lentos que já fizemos, mas sem dúvida com o maior impacto para o planeta — comentou em entrevista à BBC.