O lançamento do Júpiter 3, considerado o maior satélite de comunicação comercial do mundo, foi adiado. A operação estava prevista para ocorrer a 00h4min no horário de Brasília (o equivalente a 23h4 de quarta-feira, 26, na Flórida, Estados Unidos). O satélite estava preparado para sair de uma base da SpaceX. A contagem regressiva foi iniciada, mas a equipe de lançamento a cancelou com 65 segundos restantes (veja vídeo abaixo).
Por meio do X (antigo Twitter), a SpaceX informou que o cancelamento se deve "a uma violação dos critérios de abortamento" (confira publicação abaixo). A companhia não deu mais detalhes.
A previsão é de que uma nova tentativa de lançamento seja feita nesta quinta-feira (27). Ainda conforme a empresa de Elon Musk, "veículo e carga útil (payload) estão em boas condições".
O site da SpaceX já disponibiliza o link da transmissão do lançamento do Júpiter 3 nesta quinta-feira. O evento deve iniciar às 23h4 na Flórida (00h4min no horário de Brasília).
Impacto na internet
Com comprimento de um prédio de 10 andares, o Júpiter 3 pertence à empresa norte-americana Hughes Network Systems e será lançado por um foguete Falcon Heavy da SpaceX. Esse deverá ser o sétimo lançamento com o propulsor que, em maio deste ano, foi utilizado para levar à órbita terrestre outro satélite de internet, da Viasat.
O Júpiter 3 deverá se unir a uma frota de satélites que já está em órbita e fornece serviços de banda larga para as Américas do Norte e do Sul.
A expectativa é de que o equipamento dobre a capacidade de taxa de dados existentes na frota da Hughes, com foco em fornecer suporte a serviços como wi-fi a bordo de aviões e planos de internet de baixa latência para o uso doméstico de conexões sem fio.