A Altona, uma indústria metalúrgica de Blumenau, em Santa Catarina, tem participado no processo de levar o homem à Lua. É que a empresa tem fabricado peças para a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. O trabalho consiste em fornecer partes metálicas para a Mobile Launcher 2, plataforma de lançamento de espaçonaves que a agência está construindo em uma base na Flórida. A informação foi divulgado pelo NSC Total.
Conforme a reportagem, nesta semana, representantes da Nasa estiveram na fábrica da empresa no bairro Itoupava Seca para vistoriar a fabricação. Com a parceria, a Altona passou a integrar a equipe de fornecedores do programa espacial Artemis. Não foram divulgados detalhes da atuação da indústria catarinense.
Em novembro de 2022, a Nasa lançou a espaçonave Orion a bordo do foguete Space Launch System (SLS) — Sistema de Lançamento Espacial, na primeira parte da missão.
Em abril deste ano, foram anunciados os quatro astronautas que farão uma viagem ao redor da Lua em 2024, sem pousar no satélite natural. O pouso na Lua está previsto para a Artemis 3, que deve partir em 2025.
Com os ensinamentos deste programa, o próximo passo será levar os primeiros astronautas a Marte, conforme a Nasa.