Nesta sexta-feira (19), acontece o fenômeno chamado de Lua Negra e será possível observar absolutamente... nada. Pois é, esse tipo de evento ocorre quando a Lua está com seu lado escuro voltado para a Terra. Consequentemente, o lado iluminado estará de frente para o Sol, em conjunção com a estrela, o que impede que o satélite seja visto, segundo o LiveScience.
O termo Lua Negra pode indicar diferentes significados e, vale ressaltar, não é oficialmente uma terminologia astronômica. Porém, indica esse fenômeno em situações sazonais. No Rio Grande do Sul, o fenômeno desta sexta poderá ser visto em parte do Estado.
Lua nova e a Lua Negra
Para melhor compreensão do que é a Lua Negra, é importante retomar os conceitos das fases lunares, mais especificamente a Lua nova. Enquanto contorna a Terra e o seu próprio eixo, a Lua fica com partes expostas ao Sol, com uma parcela dela iluminada, enquanto a outra permanece escura.
A cada três semanas, porém, um desses lados fica alinhado ao Sol, com a face direcionada à estrela totalmente iluminado, deixando escuro o lado voltado para a Terra. Em algum momento do seu ciclo, todos os lados receberão a incidência de luz.
Quando acontece a chamada Lua Negra?
A Lua Negra acontece em casos especiais, por assim dizer. Em média, a cada 29 meses, a Lua nova acontece duas vezes no mesmo mês. A segunda vez, neste caso, será chamada de Lua Negra.
Outro momento em que ocorre a chamada Lua Negra é quando uma determinada estação do ano apresenta quatro fases de Lua nova — a fase nova costuma ocorrer três vezes por estação do ano. No entanto, e em média a cada 33 meses, ocorrem quatro fases novas durante uma das estações. A terceira é a chamada de Lua Negra.
Por fim, outro caso em que a Lua Negra acontece é, em média, a cada 19 anos, no mês de fevereiro, quando não ocorre a fase nova. Após o evento desta sexta-feira, a Lua Negra acontecerá novamente no mês de dezembro de 2024.