A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, anunciou nesta segunda-feira (15), no blog oficial da plataforma, o lançamento de uma nova ferramenta chamada "Proteção de Conversas". Será possível migrar contatos ou grupos e selecionar a opção de "bloqueio", o que transfere essas conversas automaticamente para uma pasta protegida por senha ou biometria.
Quando esse recurso é ativado, o chat migrado fica invisível na tela inicial do WhatsApp. "A função também esconde automaticamente o conteúdo dessa conversa nas notificações", acrescentou a equipe do aplicativo.
"Essa funcionalidade é ótima para pessoas que precisam compartilhar seus telefones de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que outra pessoa está segurando seu telefone no momento exato em que chega uma mensagem especial", diz nota sobre a novidade.
A Meta ainda acrescentou que está trabalhando para que nos próximos meses sejam adicionadas mais opções à ferramenta, que incluem o recurso em aparelhos adicionais e a criação de uma senha específica e personalizada para cada conversa e diferente da que é utilizada nos celulares.
Como ativar a proteção de conversas
Para ter acesso a nova ferramenta, o usuário precisa seguir os seguintes passos:
- Abra o aplicativo do WhatsApp
- Toque no nome de um contato ou grupo
- Selecione a opção de bloqueio para proteger as conversas
- Pronto, agora o chat selecionado ficará invisível na tela inicial do WhatsApp e nas notificações do aparelho.
Como acessar as conversas transferidas
Depois que determinado chat tiver sido transferido para a pasta segura, ele poderá ser acessado mediante a inserção de senha ou biometria cadastrada no dispositivo. Confira o passo a passo:
- Arraste lentamente para baixo a caixa de entrada.
- Insira a senha ou biometria que foi cadastrada no seu aparelho celular.
- Clique na conversa desejada.
*Produção: Filipe Pimentel