Após um primeiro experimento demonstrar a capacidade de macacos jogarem videogame usando um chip, Elon Musk pretende colocar à prova em humanos a Neuralink, sua empresa de chips cerebrais. As informações são do portal de notícias G1.
Em uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (30), o empresário sul-africano anunciou uma atualização no desenvolvimento da Neuralink e um convite para uma live, na qual comunicou o início dos estudos em humanos de seu chip implantado no cérebro.
De acordo com Musk, todos os papéis com o pedido para prosseguimento das pesquisas do dispositivo foram entregues à FDA, agência norte-americana com a mesma competência da Anvisa no Brasil. Musk afirmou que "provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink em um ser humano".
A Neuralink é sediada na área da baía de São Francisco, nos EUA. A empresa tem realizado testes em animais nos últimos anos enquanto busca a aprovação regulatória dos EUA para iniciar testes clínicos em humanos.
Nesta fase dos estudos, Musk quer trazer movimento às pessoas com problemas musculares e visão à quem não enxerga. O detalhe é que o chip tem a missão de devolver essas funções inclusive aos deficientes nascidos com essas limitações.