A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) informou nesta terça-feira (1º), em seu site oficial, que está se preparando para desativar em breve a sonda espacial Mars Insight. A tecnologia espacial pousou em Marte em novembro de 2018 e, desde então, explora o planeta vermelho.
De acordo com a Nasa, um dos principais motivos para a decisão é o acúmulo de poeira, carregada pelo vento, nos painéis solares do equipamento. Isso prejudica a geração de energia da sonda, causando impactos significativos em seu funcionamento.
Segundo a equipe envolvida na missão, a expectativa é que a energia acabe nas próximas semanas. Por conta disso, os pesquisadores estão usando estratégias para aproveitar o potencial energético da sonda pelo maior tempo possível.
Antes de aposentar a sonda, os pesquisadores precisarão seguir quatro etapas: preservação de dados, gerenciamento de energia, desativação do protótipo em tamanho real e decreto do fim da missão.
Dados obtidos pela sonda
Até o momento, a sonda contribuiu para o fornecimento de dados importantes sobre as camadas internas do solo marciano, como seu núcleo líquido e aspectos do seu campo magnético. A tecnologia também conseguiu obter informações sobre o clima em diferentes regiões do planeta e o comportamento dos tremores de terra ocorridos na superfície.
Para a medição do impacto dos martemotos (similares ao terremotos na Terra), a sonda conta com um sismômetro, que foi fornecido pelo Centre National d'Études Spatiales (CNES), da França. Desde novembro de 2018, a tecnologia conseguiu captar mais de 1,3 mil tremores, sendo o maior medido de magnitude 5.
A equipe envolvida na missão pretende juntar os dados que foram obtidos com o sismógrafo da Mars Insight com outros dados sísmicos de missões extraterrestres, como a Apollo, cujo destino foi a Lua. Todas essas informações ficarão no sistema de dados planetários da Nasa e também irão para um arquivo internacional administrado por instituições de pesquisa que estudam atividades sísmicas.
Fim da missão
O último procedimento adotado é o decreto de fim da missão. Ele ocorrerá quando a equipe não conseguir realizar duas vezes consecutivas a comunicação com a sonda, desde que o problema de contato seja relativo ao próprio funcionamento da Mars Insight.
Quando o contato for perdido, os astrônomos analisarão os sons para se certificarem que não houve qualquer sinal de comunicação.
Se a falha de comunicação for confirmada, a equipe não tentará restabelecer o contato. Enquanto isso não acontece, será aproveitado todo potencial da tecnologia na coleta de dados e informações sobre Marte.